Ações favorecem a visibilidade das Unidades de Conservação e reforçam para a comunidade as leis que regulamentam essas áreas
Dálet Vieira
No Mês do Meio Ambiente diversas atividades estão acontecendo simultaneamente. Nesta segunda (19) e terça-feira (20) os técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) fizeram a fixação de 15 placas informativas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Murici, Santa Rita e do Pratagy.
Segundo Alex Nazário, gerente de Unidades de Conservação do Instituto, uma das ações que deve ser feita nas APAs é a divulgação desses locais. Em razão disso, houve um mapeamento e estudo prévio dos locais de disposição de placas explicativas.
Vale frisar que as Unidades de Conservação, mais precisamente as APAs, são regiões naturais que permitem ocupação humana, mas que possuem algumas diretrizes de manuseio. Entre as regras estão o uso sustentável dos recursos naturais e os cuidados para a conservação desses ambientes.
“Esta atividade tem o objetivo de divulgar as Áreas de Proteção Ambiental através desse método de fixação de placas informativas, pois desse modo a população sabe que está inserida em uma Unidade de Conservação”, o gerente também destacou que os locais de colocação foram escolhidos por terem o maior fluxo de pessoas e veículos.
Nazário reforça que a equipe vai continuar com as análises das áreas nas Unidades de Conservação (UCs), para além do Mês do Meio Ambiente, com a proposta de atualizar as placas antigas e propagar informações sobre a importância das Áreas Protegidas. Sobretudo porque essas ações fazem parte do programa de divulgação dessas Unidades.