Herbário Digital

O acervo do Herbário MAC vem sendo disponibilizado desde 2008, em projetos como o speciesLink, do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA).

Em 2016 o IFN (Inventário Florestal Nacional), deu início às atividades no Estado de Alagoas. Sob a coordenação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas foi finalizado em 2017. O projeto tinha como objetivo coletar dados para o conhecimento da qualidade e condição das florestas. Foram realizadas coleta de dados, por técnicos em 77 pontos no estado, para análise da cobertura vegetal, coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental.

Concomitantemente ao Inventário Florestal foi realizado a digitalização do acervo, do qual foram fotografadas os 65.000 espécimes para divulgação em plataformas online. As imagens são tratadas e associadas aos dados dos espécimes, objetivando a disponibilização dessas informações online sobre a biodiversidade local para toda a comunidade. Dessa forma são desenvolvidas pesquisas, análises e produção de sínteses do conhecimento científico que contribuem para ações de políticas públicas e de manejo.

SPECIESLINK

REFLORA

– Ao clicar na aba lateral “Normas para utilizar o acervo” abrir texto abaixo, junto ao documento PDF que deve está exposto para ser baixado.