Sobre o Herbário MAC

O herbário é uma coleção de plantas secas, que são processadas, catalogadas e armazenadas seguindo uma sistemática, para fins de estudo científico. O Herbário MAC conta com mais de 66 mil registros de plantas vasculares, briófitas e algas marinhas, detendo assim a coleção mais representativa da Flora de Alagoas, abrangendo todas as formações vegetacionais ocorrentes no estado, incluindo Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais, assim como outros fragmentos vegetacionais com relevante potencial florístico. O acervo, também é significativo quanto às plantas relevantes aos principais biomas que compõem o estado, a Caatinga e Mata Atlântica.

O Herbário MAC é um centro ativo de pesquisa que tem como missão catalogar e identificar espécimes da flora alagoana, auxiliar na investigação da diversidade e endemismo regional, e agregar ao conhecimento científico nacional, bem como educar e incentivar a conservação da biodiversidade do estado.

História do Herbário MAC

O Herbário MAC foi iniciado por ocasião do levantamento ecológico e cultural do complexo estuarino lagunar de maior importância ecológica e social para o Estado de Alagoas. A fundação do herbário contou com o imprescindível apoio do professor e pesquisador Dr. Dárdano de Andrade Lima, que orientou na organização e identificação das primeiras plantas coletadas. Estes espécimes serviram para referendar seu registro em 1981, no “Index Herbariorum”, sob o acrônimo “MAC”, em homenagem à cidade de Maceió, onde surgiu.

Em 2008, com recursos do governo do Estado e da Petrobrás, o Herbário MAC foi contemplado com uma sede própria, anexada ao Jardineto Botânico do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Ao longo dos anos, inúmeras expedições foram empreendidas visando à catalogação da Flora de Alagoas.

O Herbário MAC é credenciado como Fiel depositário do Patrimônio Genético pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, desde 20 de março de 2009. Estabelecido, também, como Museu, estando registrado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus pelo Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Desde sua criação, pesquisadores e acadêmicos visitam a coleção e revisam dados taxonômicos das amostras, agregando credibilidade ao acervo.

A parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (IFN) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), através do Herbário Virtual da Flora e Fungos, garantiu a digitalização do acervo e a divulgação de 95% dos dados do Herbário MAC, até agosto de 2021.

Em 2022, o Herbário MAC foi estabelecido como vitalício, através do Conselho Estadual de Proteção Ambiental – CEPRAM em sua Resolução de Nº 07/2022, com base nas Leis Ambientais Federais e Estaduais.