Coleções biológicas

O Herbário MAC é responsável pela curadoria de coleções biológicas valiosas que são a base para diversos estudos científicos. Dentre as coleções, integra-se o acervo principal, representado pelas mais de 66 mil exsicatas, com destaque para as Angiospermas, maior grupo registrado. Outras coleções também compõem o Herbário MAC: carpoteca; etnobotânica; coleção de fungos e líquens; samambaias e licófitas; algas e briófitas.

A coleção de angiospermas é a mais extensa, importante e frequentemente citada e consultada no Herbário MAC. O espécime mais antigo tem mais de 100 anos. E a coleção continua a crescer por meio de pesquisa de campo da equipe e intercâmbio com outros herbários. Atualmente a coleção abriga 50 mil amostras

Algas

O Herbário MAC inclui cerca de 4%  de espécimes de algas em sua coleção.  Contendo uma diversidade de 20 famílias registradas para o estado de Alagoas. Onde, a maior parte das amostras representa a Região Costeira do município de Maceió/AL. 

Fungos e Líquens

Os fungos e líquens representam menos de 1% da coleção do Herbário MAC, com 46 espécimes. As amostras registradas foram predominantemente coletadas em fragmentos vegetacionais da Mata Atlântica do estado de Alagoas.

Briófitas

O Herbário MAC contém aproximadamente 150 amostras de musgos e hepáticas.  A maioria destes espécimes foram coletados em afloramentos rochosos, com registros predominantes no município de Quebrangulo/AL, na Reserva Biológica (Rebio) de Pedra Talhada. 

A coleção de Samambaias e Licófitas representa cerca de 2% do acervo do Herbário MAC.

É uma coleção de frutos cientificamente identificados e organizados. São um importante complemento ao acervo do Herbário MAC, agrupando cerca de 250 exemplares nativos da flora alagoana, como também

A Etnobotânica pode ser definida como o estudo da relação existente entre o Homem e as plantas e a maneira como essas plantas são usadas como recursos. A coleção Etnobotânica do Herbário MAC tem como objetivo contribuir como apoio para a pesquisa e o ensino da botânica, enaltecendo o conhecimento sobre as plantas associadas à história do estado de Alagoas. É uma importante ferramenta que possibilita construir uma ponte entre a diversidade biológica e cultural, servindo como recurso para o estudo da planta utilizada de gerações passadas para gerações presentes e futuras. Esta coleção conta com artefatos e utensílios derivados de vegetais, todos catalogados com informações relacionadas ao seu respectivo uso, nome popular e científico. O principal critério para a inclusão das amostras nessa coleção é que sejam derivadas de vegetais relevantes em termos de cultural e/ou econômico. A maior parte dos itens da coleção são oriundos de produtos confeccionados a partir de espécies da família botânica Arecaceae, de municípios como Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Feliz Deserto e São Luiz do Quitunde.