Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/IBAMA/IMA/AL

Em 2011 foi sancionada a lei complementar 140, que fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas relativas à proteção da fauna, entre outras competências. O Estado de Alagoas por intermédio do IMA/AL assumiu a gestão de fauna em 2015, dando continuidade ao desenvolvimento de trabalhos que  eram realizados apenas pela união (IBAMA). Sendo assim, a gerência do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) passou a ser compartilhada entre IMA/AL e IBAMA.

O CETAS é a unidade responsável pelo manejo de fauna silvestre para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, tratar, reabilitar e destinar os animais silvestres provenientes de fiscalização, resgates ou entrega voluntária da população. O Centro também desenvolve pesquisas científicas e trabalhos de educação ambiental.

Todo animal que entra no CETAS, tem seus dados preenchidos em um formulário de entrada, contendo o histórico e local de origem, além de identificação taxonômica (gênero e espécie). Após avaliação física, clínica e comportamental, o animal é marcado (anilha ou microchip) para futuro monitoramento. Amostras biológicas de primatas são coletadas e enviadas ao laboratório central de Alagoas (LACEN) para diagnóstico de zoonoses. Também são realizadas coletas de amostras de outras espécies para diagnóstico de doenças e posterior tratamento dos animais enfermos.

A partir da avaliação feita por biólogos e veterinários, os animais inaptos à soltura, serão destinados para cativeiro (Empreendimentos de fauna) e os aptos à soltura, serão soltos em áreas cadastradas. Protocolos sanitários são utilizados antes da soltura, caso seja necessário. Filhotes órfãos, animais feridos, animais com histórico de extenso tempo em cativeiro, e animais debilitados, passam por tratamento/reabilitação para fortalecimento de musculatura e desenvolvimento de habilidade selvagem. Após este período, caso estejam aptos, é realizado a soltura em seu bioma e habitat de ocorrência.

Anualmente cerca de 8 a 10 mil animais são recebidos e tratados no CETAS de Alagoas.

Contatos:

82 3315.1732/1737 – IMA

82 2122.8331 – CETAS

Animais silvestres adquiridos de forma ilegal podem ser entregues espontaneamente no CETAS/IBAMA.

A entrega voluntária isenta o indivíduo das sanções previstas na legislação.