O evento faz parte do calendário de atividades do Setembro Verde
Com uma turma de 60 crianças inscritas, além de uma lista de espera para o próximo ano, a segunda edição do projeto Botânico Mirim, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), por meio do Herbário MAC, foi lançada nesta quarta-feira (27). O evento aconteceu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. A iniciativa tem o objetivo de educar e envolver as crianças nos cuidados com meio ambiente, e já colhe os bons resultados da edição anterior.
Os pais e responsáveis pelos futuros botânicos mirins também estiveram presentes e participaram do momento tão aguardado pelas crianças. Mariana Fernandes, mãe de uma das integrantes do Botânico Mirim, conta que estava tão ansiosa quanto a filha para o início das atividades. “Como bióloga, sou apaixonada pela área de educação ambiental e a reconheço como uma forma de conduzir as crianças e ajudar na preservação do meio ambiente, não poderia deixar de trazer a minha filha para esse projeto para o qual ela está tão ansiosa”, disse.
Bergson Henrique, que inscreveu o enteado e participou do evento de abertura, conta que desde pequeno o menino é apaixonado pela natureza. Quando ficou sabendo do projeto percebeu que seria uma ótima forma de incentivar a paixão do garoto. Ele diz que no próximo ano também pretende inscrever o filho.
O Botânico Mirim é uma parceria do IMA/AL com o Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado da Segurança de Prevenção à Violência (Seprev), que incentiva e contribui com a participação das crianças desde a primeira edição do projeto. Para Vanessa Castro, Chefe da equipe de articulação e mobilização social do Ronda no Bairro, essa parceria é muito importante. “As crianças da edição anterior saíram com outra visão, outro entendimento sobre a preservação do meio ambientes, como fiscais defensores do meio ambiente.” explica.
“O Botânico Mirim visa formar as crianças sobre a preservação da natureza, além de ser uma extensão das atividades desenvolvidas no Herbário”, explicou a gerente do Herbário MAC, Rosângela Lemos. Segundo ela, o projeto também tem o intuito de ampliar e divulgar as pesquisas feitas pelo Herbário.
“Nós que fazemos o IMA nos orgulhamos muito deste projeto. Envolver crianças nas questões ambientais e fazer com que elas entendam a importância de preservar a natureza é apostar num futuro melhor para nossos filhos e para as próximas gerações”, disse o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.
Acompanhamento pedagógico
O Botânico Mirim acontecerá durante dois meses e contará com uma série de atividades práticas e educativas que vão iniciar os participantes nas práticas botânicas. As crianças poderão aprender por meio de visitas a parques, unidades de conservação, instituições e trilhas. Um diferencial desta edição é a participação de pedagogas na equipe técnica que compõe o projeto, que já mobiliza os integrantes do Herbário MAC.
Também estiveram presentes no lançamento o superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, a gerente do Herbário do IMA, Rosângela Lemos, a gerente do programa Ronda no Bairro, Camila Barbosa, o secretário especial de Relações Institucionais no Gabinete Civil, Felipe Cordeiro e a Secretária Executiva da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Amélia Fernandes.