ClimRepo: IMA lança repositório de pesquisas e atividades sobre mudanças climáticas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Pesquisadores e grupos podem enviar os trabalhos via formulário online

Dálet Vieira

Repositório de pesquisas sobre mudanças climáticas pretende democratizar acesso a publicações científicas.

As mudanças climáticas estão cada vez mais em evidência entre as preocupações globais. Pensando na importância dessa temática, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) abre formulário online para receber pesquisas e atividades sobre esse assunto para serem inseridas no ClimRepo, um repositório online que ficará disponível no site do órgão.

Pesquisadores, entusiastas e grupos que possuam trabalhos que se enquadrem na temática de mudanças climáticas no estado podem acessar o link: https://www2.ima.al.gov.br/climrepo/, dispor informações para contato e já inserir o trabalho no formato PDF.

Todos os materiais, enviados pelos pesquisadores, passarão por uma triagem em que será observada a metodologia adotada e o ambiente de publicação dos estudos. Trabalhos advindos de programas institucionais, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), podem apresentar resumos que já tenham sido expostos em seminários. 

Gabriela Cota, assessora ambiental de clima do Instituto, explica que atividades, como de extensão, intervenções artísticas, pedagógicas e entre outras, também poderão ser incluídas, desde que tratem exclusivamente sobre mudanças climáticas. “É interessante que o material submetido já tenha sido publicado em algum canal previamente, pois o ClimRepo não funcionará como canal de publicações, mas sim, de divulgação”, integra Cota.

A iniciativa foi pensada e desenvolvida pela equipe da Gerência de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (Geclim) do IMA, e tem como objetivo construir um ambiente democrático e acessível para a integração dos achados científicos com a população. O repositório será de grande importância, pois irá  facilitar a obtenção de informações a respeito de mudanças climáticas no estado e consequentemente, para a esfera governamental, facilitará a implementação de políticas públicas. 

Em linhas gerais, os repositórios de artigos científicos exercem um papel fundamental na disseminação do conhecimento e na promoção das pesquisas. Quando se trata de mudanças climáticas, esses repositórios são uma fonte extensa de informações. Sendo assim, o ClimRepo do IMA, pretende colaborar tanto com a sociedade quanto com o governo e a comunidade científica.