Passeio Ciclístico do IMA reúne cerca de 1.700 participantes na orla de Maceió

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Atividade encerrou o cronograma de ações previstas para o Mês do Meio Ambiente

Laura Nascimento (sob supervisão)

O Passeio Ciclístico do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) reuniu, no domingo (30), ciclistas de diversas idades e municípios do estado. As inscrições do evento contabilizaram cerca de 1700 participantes. O ponto de concentração foi na quadra poliesportiva do Pontal da Barra, e a linha de chegada no Posto 7, no bairro Jatiúca em Maceió, num percurso de cerca de 15 quilômetros. A atividade marcou o encerramento do cronograma de ações previstas para o Mês do Meio Ambiente

A iniciativa é uma forma de estimular o uso da bicicleta pela população, tanto para lazer quanto para a mobilidade diária. Por promover a utilização de um veículo não poluente, o Passeio Ciclístico se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, é uma atividade física que contribui para a melhoria da capacidade muscular e da resistência.

Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, que esteve presente ao evento, destacou a importância da participação coletiva. “Isso aqui é envolvimento da população e das pessoas nas causas ambientais, é educação ambiental. Mais um ano fechando com chave de ouro o Mês do Meio Ambiente com esse passeio ciclístico incrível que é muito tradicional”, disse o diretor-presidente.

De acordo com Pedro Normande, superintendente de Preservação Ambiental do Instituto, um dos objetivos do evento é incentivar a redução de CO2 na atmosfera. “Nossa ideia é proporcionar à população um exercício, uma prática esportiva e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e dos biomas do Estado de Alagoas”, afirmou Normande.

A atividade contou com a participação de várias equipes de ciclismo, entre elas a Ciclo-Ciclovida do município de Passo do Camaragibe. Segundo Cláudio Alves, representante da equipe, eles saíram às 4h30 da manhã da cidade, que fica há cerca de 80 quilômetros de Maceió. “Nossa equipe existe há três anos, estamos em 18 pessoas e é a primeira vez que participamos do Passeio Ciclístico do IMA”, destacou Cláudio.

De crianças a pessoas de mais idade, um público muito plural pôde ser notado. Moacir Omena, de 73 anos, esbanjava vitalidade. Ele conta que é ciclista desde muito jovem e atualmente costuma percorrer os municípios alagoanos em seu tempo livre. “Andar de bicicleta é muito bom, é bom para a pessoa, para a saúde, estresse, coração, tudo na vida. E enquanto Deus me der saúde e força, eu estou andando”, disse Moacir.

Além das equipes, famílias também participaram do encontro, entre elas a de Nilson, Rosa e Nicolas. Nilson dos Santos, o pai, relata que esta é a quinta edição que participa do evento, dessa vez trouxe sua esposa Rosa Maria e o filho Nicolas Benjamim de oito anos, que é autista. 

Os pais destacam a importância do ciclismo para a criança. “Ele gosta muito de correr, de andar de bicicleta, trouxemos ele para ele se acostumar e como família estamos muito felizes por pedalar em conjunto”. Completaram os pais.

Cada participante doou um quilo de alimento não perecível na inscrição. O total arrecadado será encaminhado para instituições beneficentes.

Ao final do passeio, 27 bicicletas foram sorteadas entre os participantes. Além das bicicletas, kits de cesta básica também foram alguns dos prêmios. O evento contou com a colaboração da Cooperativa Pindorama, Usina Coruripe, Popular Alimentos, Grupo Coringa, Usina Santo Antônio, Usina Caeté, Copra, Pointer, Usina Utinga Leão, Atlântica Motos, Sococo, Qualitec, o Zoológico Sol e Mar, Plan Vida Renasce, Produtores do Agreste e Stop Bike.

Também foram apoiadores a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC), a Federação Alagoana de Ciclismo (FAC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).