Projeto Botânico Mirim celebra terceira edição com a formação de 57 crianças

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os pequenos passaram três meses aprendendo sobre biodiversidade através de práticas, visitas e experiências

Dálet Vieira

“Sol e céu, luz e ar. Rios e fontes, terra e mar. Somos os herdeiros do futuro.” Esses versos de Toquinho inspiram crianças a abraçar a causa ambiental. Essa mesma proposta corresponde ao Projeto Botânico Mirim, uma iniciativa do Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). Nesta quarta-feira (18), a terceira edição do Projeto celebrou a formatura de 57 novos botânicos mirins, reforçando o compromisso com a educação ambiental e a formação de futuros guardiões da natureza.

A cerimônia, realizada no auditório do IMA/AL, emocionou pais e responsáveis que testemunharam o empenho das crianças ao longo dos meses de envolvimento no Projeto. O evento contou ainda com a presença de representantes do órgão ambiental, que destacaram a importância de iniciativas como essa.

“Participei da abertura do Projeto e pude ver a chegada desses pequenos no Instituto. Agora o maior sentimento é de gratidão porque hoje estamos formando guardiões da natureza e esperamos dar prosseguimento a essa iniciativa com as futuras edições”, relata Marianna Laira Alverne, Chefe de Gabinete do IMA/AL.

Colaboradores do IMA celebram sucesso do Projeto. Foto: Shay Ferton

Ao longo do curso, as crianças participaram de atividades práticas, como pintura, identificação de espécies botânicas; além de visitas a museus e ao Centro de Animais Silvestres (Cetas),  com administração conjunta entre o IMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em que puderam conhecer espécies de fauna e ouvir informações valiosas através dos biólogos e veterinários. Essas vivências permitiram que os pequenos botânicos compreendessem melhor a biodiversidade e o cuidado com o meio ambiente.

E a partir dessas experiências, Jonas Gomes, um dos botânicos mirins,  tomou a frente durante a cerimônia e compartilhou com todos um pouco dos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, além das atividades mais marcantes.

“Lembro como se fosse ontem quando tudo começou, eu estava super ansioso para conhecer as plantas e os animais, e como cuidar do nosso planeta. Essa curiosidade só aumentou durante as aulas e as atividades que fizemos. Uma das coisas mais legais foi conhecer a Laguna Mundaú no Barco Escola, a gente aprendeu sobre os manguezais e viu de perto vários tipos de sementes”, contou com entusiasmo o formando.

Na ocasião, também foram entregues certificados e medalhas, quadros pintados pelas crianças e um mini álbum de fotografias com os melhores momentos vivenciados durante o Botânico Mirim. Para Maria Helena Souza, coordenadora do Projeto, a terceira edição foi bastante desafiadora, mas satisfatória pelos bons frutos que ela já traz.

Helena Souza, coordenadora do Projeto, entrega o certificado para os pequenos. Foto – Shay Ferton

“Finalizamos mais uma edição do Botânico Mirim e estamos muito felizes com os resultados que vimos nesses três meses de atividades. Sempre passamos para as crianças diversos conhecimentos relacionados ao meio ambiente para abranger conteúdos diversos”, explica a coordenadora.

A terceira edição do Projeto Botânico Mirim chega ao fim com a convicção de que a educação ambiental é um processo contínuo e essencial para formar gerações mais conscientes e responsáveis. O Instituto reafirma a missão de engajar e envolver a população em iniciativas como essa, buscando sempre torná-las mais acessíveis para todos.

Botânico Mirim

O projeto tem o intuito de formar uma geração de crianças comprometidas com a preservação do meio ambiente, utilizando atividades lúdicas e imersivas para transmitir conhecimentos práticos. Entre os temas abordados estão os biomas alagoanos, fauna e flora, bem como outras temáticas ambientais essenciais, proporcionando uma experiência educativa.

Com o objetivo de despertar, desde cedo, o interesse pela educação ambiental e pelas boas práticas, a iniciativa já impactou 120 crianças até o final da terceira edição. Elas agora contam com uma base sólida de conhecimentos e responsabilidade ambiental. 

Terceira edição do Projeto marca 120 crianças alcançadas. Foto: Shay Ferton