Barco-escola: gerentes e coordenadores do IMA participam de aula no CELMM

Participação da direção do órgão pode resultar em ideias para projetos integrados

Elayne Pontual

Gerentes e coordenadores do Instituto do Meio Ambiente (IMA) embarcarão nesta sexta-feira (11) no catamarã do projeto Navegando com o Meio Ambiente. O barco-escola sairá, às 14h, da base descentralizada localizada na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. A ideia é apresentar o projeto, na prática, à equipe do órgão para que os setores possam interagir e desenvolver outras atividades em conjunto.

Segundo Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental, a participação dos gerentes nas atividades realizadas por outros setores é importante tanto para a população quanto para o próprio Instituto. “É uma oportunidade de aproximarmos os setores. Esta relação de contato direto pode resultar em ideias para outros projetos”, afirmou.

A bordo do barco-escola, os gerentes e coordenadores farão o mesmo trajeto que estudantes, professores, pescadores e associações comunitárias fazem quando participam das aulas no catamarã: Percorrerão canais que interligam as duas lagunas do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e também o canal maior da laguna Mundaú.

O tema da aula será o mesmo. Durante o trajeto, técnicos do IMA falarão sobre as características geográficas, a flora e a fauna da região e explicarão o resultado da degradação provocada pela ação do homem. Entre os principais problemas encontrados estão as ocupações desordenadas e irregulares, o assoreamento e o descarte dos mais diferentes tipos de dejetos.

As aulas duram cerca de 90 minutos e podem ser agendadas com o próprio Pedro Normande, através do telefone 98833-3840, ou com a Juliana Costa, no número 996234585.