Governo Presente: IMA leva Cadastro Ambiental Rural à Coruripe

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Uma série de eventos do órgão está programada para os dois dias da ação governamental

Elayne Pontual

Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estará em Coruripe, nesta sexta-feira (27), para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As atividades fazem parte da programação do “Governo Presente” e começam a partir das 8h, no Clube do Povo, dentro do espaço “É pra Já”.

Técnicos do setor de Licenciamento do órgão receberão as pessoas que queiram tirar dúvidas ou fazer o CAR, sistema obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais.

Instituído com o Código Florestal, o sistema é uma ferramenta a mais para o monitoramento e planejamento do desenvolvimento sustentável. O CAR é um registro eletrônico que deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.

O prazo final para que todos os proprietários de imóveis rurais cadastrem seus imóveis foi prorrogado até maio de 2016. A meta para Alagoas é atingir 123 mil propriedades rurais. Até agora foram feitos 2783 cadastros, sendo 147 em imóveis de assentamentos.

Uma das principais dificuldades que o proprietário rural pode enfrentar se não fizer o cadastro é o impedimento de obtenção do crédito rural.

Além do Cadastro, uma série de eventos organizados pelo IMA estão programados para os dois dias da ação governamental organizada no interior do Estado. Entre elas, distribuição e plantio de mudas de espécies nativas, gincana ambiental, oficina de produção de sabão e realização do projeto Nossa Praia.

Ainda na sexta-feira, a equipe de Educação Ambiental estará na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no “Espaço Arena do Saber e Lazer”. Haverá a realização de uma gincana ambiental, com a participação de estudantes da rede pública, além de uma oficina de sabão feito a partir do óleo usado em frituras.

Às 9h30 do sábado, na praia conhecida como Barreirão, haverá também a segunda etapa do projeto Nossa Praia. Estudantes e a comunidade serão envolvidos na sensibilização de banhistas e outros usuários para não deixar resíduos na areia e na água.