Os técnicos ainda interditaram uma indústria de beneficiamento de arroz no município de Igreja Nova
Elayne Pontual
Técnicos da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram ontem (03) no município de Igreja Nova para atender a uma denúncia feita através do Canal Verde. O denunciante informou que o dono de uma fazenda, localizada no povoado Fleixeiras, estava obstruindo uma nascente com a instalação de quatro barragens para prática de piscicultura.
No local, os fiscais puderam confirmar a veracidade da denúncia e tiveram que desobstruir os quatro barramentos com uma retroescavadeira. No início deste ano, uma equipe esteve no mesmo local e autuou o proprietário, solicitando que o mesmo desobstruísse a nascente, mas, através da denúncia, os técnicos constataram que a solicitação do órgão não havia sido atendida.
De acordo com Larissa Almeida, consultora ambiental do IMA, o processo está em análise: “O órgão ainda está decidindo o que fará em relação à multa e à reparação dos danos. O proprietário também terá que apresentar um Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou.
Interdição
Ainda nesta última quinta-feira (03), também no município de Igreja Nova, os fiscais interditaram uma indústria de beneficiamento de arroz. O responsável havia sido advertido em 2014 por falta de licença ambiental e desde então não tomou as devidas providências para regularização.
“Por causa disso, ficou decidido que o empreendimento deveria ser interditado”, conta Larissa. Ainda segundo a consultora, para a liberação das atividades, os responsáveis deverão entrar com um processo de licenciamento para regularização da situação.
A operação de fiscalização contou com apoio dos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).