A equipe esteve no local para verificar possíveis danos causados pelo vazamento de etanol
Clarice Maia
Os técnicos da Gerência de Monitoramento e Fiscalização estiveram, na noite da quinta-feira (17) e na manhã da sexta-feira (18), na ladeira do Catolé, localizada na BR 316, onde um caminhão que transbordava mais de 40 mil litros de etanol tombou e explodiu. Eles avaliaram os possíveis impactos causados pelo vazamento e pelo fogo que atingiu a vegetação nativa.
Segundo informações do técnico que esteve no local, Genival Pulcino da Silva, da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA, a área atingida pelo fogo ainda não foi mensurada, mas é pequena e isso poderá atenuar possíveis autuações.
Informações preliminares dão conta de que o etanol estava sendo levado do município de São Miguel dos Campos para o estado de Pernambuco, o que caracteriza o transporte interestadual de produto perigoso. Entretanto, a equipe de fiscalização deverá identificar com precisão a empresa responsável e, com a conclusão dos levantamentos, se haverá algum tipo de autuação por parte do órgão estadual.
O acidente aconteceu no final da tarde da quinta-feira (18) e mobilizou ainda as equipes do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Polícia Ambiental e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió.