Técnicos investigam denúncias de descarte irregular de efluentes domésticos

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os fiscais do IMA e da prefeitura estiveram no local para verificar o funcionamento da estação de tratamento de esgoto

Clarice Maia

Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, na manhã dessa segunda-feira (24), em Marechal Deodoro, para averiguar denúncias sobre o descarte inadequado de efluentes domésticos. Os ficais foram acionados pelos moradores do Residencial Denison Amorim que suspeitavam do mau funcionamento da estação de tratamento de esgoto.

A ação contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e os moradores também acionaram a prefeitura de Marechal Deodoro.

A denúncia dava conta de que a estação de tratamento estaria sem funcionar. Entretanto, a equipe do IMA encontrou os equipamentos funcionando em aparente normalidade. “Teremos que esperar o resultado das análises realizadas pela equipe do laboratório para afirmar se os efluentes lançados estão dentro do padrão”, comentou Genival Pulcino, da equipe de fiscalização do Instituto.

Como o local é licenciado pela prefeitura de Marechal Deodoro, a Secretaria de Meio Ambiente do município foi acionada. Foi constatado que o local estava com a licença ambiental vencida e por isso o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi notificado pelo município, para apresentar o protocolo de solicitação de renovação, no prazo de cinco dias, podendo ser autuada em caso de irregularidade.

A equipe da prefeitura também se comprometeu a verificar a denúncia de que o equipamento estaria sendo desligado em determinados momentos, como nos finais de semana e feriados, quando os moradores afirmam que o mau cheiro deixa o lugar insuportável.

A equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA esteve no local e realizou coletas para verificar as condições dos efluentes. Os resultados devem ficar prontos em um prazo de 10 dias.