IMA/AL participa de curso sobre unidade de conservação em áreas urbanas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O evento promove discussões sobre as etapas de criação de UCs, a elaboração de planos de manejo e do conselho gestor

Wanessa Santos

Segue até o próximo sábado (02) o Curso de Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UCs) em Áreas Urbanas, promovido pelo Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA), em São Paulo-SP.

O evento teve início na última terça-feira (29) e conta com a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Epitácio Correia, gerente do setor de Fauna, Flora e Unidades de Conservação e Afrânio Menezes, Coordenador de Acordos e Convênios do Instituto e, também, membro da Diretoria do Conselho do IA-RBMA.

Segundo Epitácio Correia, o curso é de extrema importância para este IMA, embora o órgão já possua uma equipe muito capacitada e que domina bem o assunto, que é a criação e gestão de Unidades de Conservação.

Para Epitácio “a participação do IMA é importante porque no curso tem a participação de diversos técnicos de outros Estados, então é interessante essa troca de informação de modelos de gestão. No curso tem gente do Mato Grosso, Bahia, São Paulo, então esse intercâmbio de informações enriquece e agrega conhecimento, que pretendemos levar para o nosso Estado para poder estar inovando cada vez mais.”

O curso promove discussões sobre as etapas de criação de UCs, a elaboração de planos de manejo e do conselho gestor.

Fazem parte do conteúdo programático aulas expositivas e dialogadas, apresentações de reportagens sobre diversas regiões de áreas verdes do país, visita técnica ao Parque Ecológico Cantareira e reflexões e debates finais.

O curso está sendo ministrado pelo arquiteto e urbanista Me. Miguel Von Berh e tem o apoio da Naturaleza. O Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA) é uma Organização Social de Interesse Público (OSCIP), com finalidades ambientas, cientificas, educativas e sócio-culturais.