Técnicos visitam iniciativas de educação ambiental em Florianópolis

O primeiro local visitado pela equipe do IMA/AL foi o Parque Municipal da Lagoa do Peri, onde foi observado o viveiro de mudas para recuperação de áreas degradadas

Wanessa Santos

Para troca de informações e experiências acerca dos projetos voltados à educação ambiental, técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) estão no município de Florianópolis (SC), em uma viagem iniciada no dia 14 e que segue até a quarta-feira (20).

O primeiro local visitado pelos técnicos do IMA foi o Parque Municipal da Lagoa do Peri, coordenado pelo Departamento de Unidades de Conservação (Depuc). Na ocasião, a equipe do IMA/AL pôde conhecer a didática e o funcionamento do parque, a recepção de grupos de pessoas e também as normas internas de uso público do local.

Foi visto, ainda, o viveiro de mudas para programas de recuperação de áreas degradadas, além de projetos e intervenções da gestão de unidades de conservação dentro de Florianópolis.

O segundo local visitado foi o Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, que une trilhas e mirantes à educação ambiental e integração com a comunidade do entorno. O Parque possui uma equipe multidisciplinar que realiza o trabalho junto à comunidade.

Em seguida foi a vez da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) receber os nossos técnicos. A Comcap é a responsável por todo o recolhimento de resíduos produzidos por Florianópolis. Foi possível observar como é feito o processo de triagem e o reaproveitamento dos resíduos recolhidos.

O local comporta, ainda, o famoso “Museu do Lixo”, espaço com diversas peças interessantes resgatadas do descarte e peças produzidas com materiais encontrados pelo pessoal do recolhimento.

Além desses locais, a equipe do IMA esteve ainda no Jardim Botânico de Florianópolis e no Departamento de Educação Ambiental (Depea), onde funcionam projetos e programas educacionais e as ferramentas pedagógicas dentro do Parque da Luz.

A viagem se encerra quarta-feira (20) após uma apresentação dos técnicos do IMA/AL, no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que acontece em Balneário Camboriú, entre os dias 17 a 20.