Equipe participa nesta semana de curso em São Paulo para implantar novos métodos de análise na concessão de licença ambiental
Klaus Roger
Os técnicos da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) concluem, nesta sexta-feira (06), um curso sobre análise de fauna no âmbito do licenciamento ambiental.
O curso ocorreu entre os dias 02 e 06 de outubro, em São Paulo, ministrado pelo departamento de fauna da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Na ocasião as equipes trocaram informações sobre licenciamento, laudos de fauna e seus requisitos mínimos, critérios de avaliação, medidas metigadoras dos impactos, profissionais habilitados para realização dos mesmos, legislação pertinente, metodologia de campo para vertebrados terrestres e critérios para definição de áreas de soltura.
Segundo Epitácio Correia, gerente da Gefuc do IMA, o momento é importante pois a equipe passa por um crescimento e evolução dos procedimentos adotados com “a necessidade de capacitação cada vez maior dos responsáveis pelas análises”.
Criado em 2015, o núcleo de fauna do IMA tem papel fundamental nas ações de conservação ambiental do Estado. Segundo Correia, os procedimentos já adotados na analise de licenciamento foram bem reconhecidos durante o curso e já servem de referência para outros estados do Brasil.
Diferentes níveis de profundidade nos estudos de fauna, de acordo com as tipologias das atividades e empreendimentos a serem licenciados, serão implantados nos próximos meses.