Hotsite do periódico já está no ar, e disponibiliza instruções para que os trabalhos que irão compor a segunda edição possam ser enviados
Wanessa Santos
Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (15), na sede do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (AL), lançamento da primeira edição da revista AmbientAL. A publicação reúne trabalhos técnicos sobre a biodiversidade existente em território alagoano.
Estivera presentes na solenidade representantes de instituições de ensino superior, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Norte do Paraná (Unopar), além da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Durante o lançamento, o presidente do desenvolvimento econômico da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou a importância desse tipo de trabalho no Estado, principalmente porque só existem outros 14 periódicos desse tipo em Alagoas.
Para Gustavo Lopes, diretor presidente do IMA/AL essa é mais uma
conquista importante, especialmente para todo o cenário acadêmico no Estado. Durante sua fala, ele explicou como fazer para consultar as instruções para recebimento de manuscritos que deverão compor a segunda edição.
Um hotsite da revista já está no ar e pode ser acessado por toda a população. Lá é possível baixar o documento com as instruções para o recebimento dos manuscritos para a segunda edição da revista, bem como fazer o download da versão digital da AmbientAL. O endereço do hotsite é o www.ambiental.ima.al.gov.br.
A revista pretende preencher uma lacuna existente: a reunião de informações e estudos produzidos a partir de temas, relacionados a meio ambiente, existentes no Estado. Até o ano de 2017, ainda não havia sido publicado um periódico que pudesse, ao mesmo tempo, reunir manuscritos – artigos teóricos, resenhas de livros, de teses ou dissertações, relatos de experiências de pesquisa ou estudos de caso no Estado de Alagoas – e disponibilizar o conteúdo para um número maior de pessoas, colaboradores ou não do órgão.
O prazo para recebimento de manuscritos inicia na quinta-feira (15) e segue até o dia 15 de junho. A participação é aberta para qualquer pessoa, desde que o trabalho esteja localizado dentro do Estado e da temática da revista.