O objetivo é avaliar a qualidade da água, a estrutura de saneamento das escolas e ajudar a implantar medidas capazes de solucionar o problema
Juliana Cavalcanti
A equipe do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) estiveram em São José da Tapera e levaram o Projeto Sede de Aprender às escolas do município, na terça-feira (16). A ação tem o objetivo de constatar a disponibilidade de água potável para o público estudantil e averiguar a estrutura relacionada a saneamento.
Segundo o estudo do Instituto Rui Barbosa (IRB), Alagoas tem 129 escolas sem água potável, 33 sem água, 69 sem esgoto e 04 sem banheiro. No caso do município de São José da Tapera, foram encontradas 3 escolas com falta de água nos banheiros, problema na bomba da cisterna e até falta de manutenção nos bebedouros.
O IMA, parceiro neste projeto, fez a coleta da água fornecida por todas as unidades de ensino. De posse dessas mostras, o Instituto analisará o nível de potabilidade exigido por lei. Os exames de microbiologia serão realizados e, os seus resultados, encaminhados em seguida para o Ministério Público.