Uma alimentação saudável deve prezar pelo cuidado com o meio ambiente

Educação Ambiental do IMA destaca preceitos da agroecologia: como são essenciais para uma dieta rica e de baixo impacto à natureza

Janderson Oliveira

Uma boa alimentação vai além da ingestão de nutrientes. Esse hábito cotidiano também pode contribuir para preservação ou degradação da natureza. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) enfatiza a importância da consciência ambiental durante as refeições, desde o plantio à colheita, etapas que determinam o que é uma comida ecologicamente sustentável.

Meraldo Rocha, pedagogo e consultor ambiental do IMA, recomenda a construção de uma dieta feita por vegetais e alimentos orgânicos, de acordo com a necessidade de manter uma relação de respeito com os recursos naturais.

“A relação com as plantas ultrapassa uma boa sombra, fornecimento de oxigênio e diminuição de ruídos. Elas compõem também a questão alimentar, primordial para nossa sobrevivência. Ao enxergar os recursos naturais como fonte de vida, constrói-se o entendimento da necessidade de preservar a natureza ao consumir alimentos de manejo menos agressivos ao meio ambiente”, explica.

Comer com consciência ambiental é comer com saúde, esta é a mensagem da Gerência de Educação Ambiental (Gedam/IMA) nas atividades com a população, comenta Meraldo.

“O projeto Alagoas Mais Verde realiza o plantio de mudas nativas, principalmente junto a escolas. O acompanhamento de aulas de campo possibilita o trabalho próximo com as comunidades que vai até a colheita dos frutos”, detalha o consultor ambiental. “Sempre usamos conceitos da agroecologia nas aulas. Falamos de regenerar o ecossistema para que não haja uso de elementos químicos, situação decorrente do não ter entendimento de como plantar”, destaca.

Assim como o IMA, o MST trabalha com agroecologia a partir da infância. Foto: Gustavo Marinho / MST – AL

Este conceito vai de acordo com a Teoria da Trofobiose, mencionada por Gilberto Barden, coordenador do Setor de Produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas.

“A planta só adoece quando ela cresce em desequilíbrio, sem ter os nutrientes que ela precisa. A agroecologia é formada por práticas sustentáveis que ajudam a ter esse equilíbrio ao preservar o meio ambiente, o solo, a água e as florestas. Com esses preceitos podemos produzir alimentos mais saudáveis, o que nesse sentido são alimentos sem agrotóxicos, elementos químicos que prejudicam o solo e o ser humano”, explica o agricultor.

Gilberto ainda explica a dificuldade num processo transitório do solo quando o MST firma assentamento em terras desapropriadas pela reforma agrária.

“Pegamos solos muito desgastados nos assentamentos, solos prejudicados pela monocultura, geralmente cana de açúcar. Apenas com as práticas de manejo sustentável conseguimos restaurar o equilíbrio para gerar produção”, detalha.

É possível aderir a agroecologia durante a pandemia

MST lançou durante a pandemia a venda online de alimentos com entrega em domicílio. O cadastro mensal de cestas, classificadas em grandes ou pequenas de acordo com os itens, pode ser feito pelos números (82) 98724-15/11 e (82) 98703-2483. Foto: Coletivo de Comunicação do MST em Alagoas

As ações tradicionais do IMA precisaram ser reinventadas durante a pandemia de Covid-19, desde a fiscalização até a educação ambiental. Meraldo Rocha, pedagogo e consultor ambiental da Gedam, comenta sobre o desafio de fazer trabalhos a distância com a população.

“É um período para refletir. As pessoas passaram a se perguntar o que comer dentro de casa, pouco podendo sair. A Gedam assumiu esse desafio de desenvolver atividades de produção de alimentos mais saudáveis que a própria população possa produzir em casa”, afirmou.

Nesse sentido, a Gerência de Educação Ambiental promoveu uma oficina virtual gratuita e acessível de hortas em pequenos espaços. A iniciativa fez parte do Mês do Meio Ambiente do IMA, em junho deste ano; evento elaborado com programação diversa entre oficinas e mesas de debate com temas de interesse público.

Confira a oficina de hortas em pequenos espaços, e outros conteúdos especiais, no canal do IMA no YouTube: