Comunidade discute a situação do rio São Francisco

Encerramento da semana água chama a atenção para a problemática de uma das principais bacias hidrográficas do estado

Um dos principais rios de Alagoas, o São Francisco representa hoje uma situação emblemática no estado. A bacia é responsável pelo abastecimento de dezenas de municípios da região do semi-árido e enfrenta problemas preocupantes, como a diminuição da vazão e redução de espécies. As questões foram levantadas por representantes do poder público e da sociedade civil durante atividade realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Penedo.

Os relatos dos ribeirinhos apontam para situações preocupantes: diversas espécies de peixes que não são mais encontradas, assoreamento, diminuição da quantidade de água, poluição, desmatamento das matas ciliares, desaparecimento das várzeas e lagoas de reprodução de espécies.

Segundo informações da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Chesf), a vazão atual do rio está regulada para 1000m³/s, abaixo do lago de Sobradinho, na Bahia, quando a vazão ecológica, definida junto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), deveria ser de no mínimo 1300m³/s.

Os problemas foram relatados durante evento realizado pelo IMA, no município de Penedo, na sexta-feira (27), quando houve o último dia de atividades da semana da água. “O local foi escolhido por que o rio representa uma das principais fontes hídricas, responsável pelo abastecimento de dezenas de cidades do agreste e sertão alagoano, além de fazer parte da história e da cultura do nosso estado”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.

Semana da Água

A semana da água foi comemorada entre os dias 22 e 27 de março, com a realização de diversas atividades. No Dia Mundial da Água, chamou a atenção na praia de Pajuçara, a exposição montada com jogos ambientais voltados para crianças, o sabão produzido com óleo usado em frituras e apreensões feitas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). No mesmo dia, o barco-escola especial levou idosos do Lar Luisa de Marilac para uma aula na laguna Mundaú.

Nos dias seguintes, secretários de Meio Ambiente dos municípios alagoanos puderam tirar suas dúvidas sobre o sistema de monitoramento de chuvas do estado, o abastecimento de água pela casal e o Cadastro Ambiental Rural. Estudantes da rede pública dos municípios de Jequiá da Praia, Arapiraca e Penedo, participaram de palestras, aulas práticas, oficinas de produção de sabão, jogos ambientais, apresentação de filme e peixamentos.

As atividades foram realizadas pelas equipes do IMA, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). No interior, foram apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codesvasf) e pelas prefeituras.