Conselho Gestor revisa regimento interno da APA de Santa Rita

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Membros melhoraram o texto do documento para facilitar as ações referentes à Unidade de Conservação

Elayne Pontual

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Santa Rita se reuniu extraordinariamente na manhã desta quarta-feira (30), na base descentraliza do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na Ilha de Santa Rita, para revisar o Regimento Interno da Unidade de Conservação. A conclusão da revisão ficou marcada para o dia 14 de outubro, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), unidade de Marechal Deodoro.

Durante o encontro, foi discutido como melhorar o texto para facilitar as ações referentes à região. “Buscar soluções e propostas para os problemas que afetam a Unidade é um dos principais objetivos do Conselho e, nas reuniões, percebemos que o texto do Regimento Interno precisa ser melhorado, já que encontramos algumas falhas que podem atrapalhar nossas ações na APA”, explicou Ludgero Barros, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.

Estiveram presentes na reunião representantes da Assessoria Ambiental do IMA, Comitê do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Batalhão de Polícia Ambiental e membros da Associação de Promoções Artísticas e Culturais.

APA de Santa Rita

A APA de Santa Rita abrange os municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Foi criada pela Lei n°. 4.6074/1984, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais das regiões dos canais e lagunas Mundaú e Manguaba, ordenando a ocupação e uso do solo.

O Conselho da APA possui 14 membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil, propondo um modelo de gestão participativa, buscando soluções e propostas para os problemas que afetam a Unidade.