Crianças e adolescentes do CRAS participam de aula no Barco-escola

O grupo visitou também uma área de manguezal e participou de jogos educativos desenvolvidos pelo IMA

Elayne Pontual

Dando continuidade às ações ambientais da Semana da Criança, a Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), mais de 40 jovens do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Barra de Santo Antônio para participar do projeto Navegando com o Meio Ambiente.

Antes de embarcarem no catamarã do IMA, conhecido também como Barco-escola, as crianças e adolescentes visitaram uma área de manguezal e participaram de alguns jogos educativos desenvolvidos pela equipe do órgão.

De acordo com Sérgio Monteiro, Coordenador e psicólogo do CRAS, projetos como o Barco-escola são fundamentais para sensibilizar a juventude em relação ao meio ambiente: “quando participamos de projetos assim, não estamos pensando apenas nas crianças, mas também em seus familiares que, muitas vezes, não têm consciência da importância da preservação ambiental para suas próprias vidas.”

As atividades se repetem na quinta-feira (15) com estudantes da Escola Municipal Vieira da Costa, e na sexta-feira-feira (16) será a vez dos alunos da Escola Municipal Vereador Audival Amélio conhecer as belezas e principais problemas enfrentados pelo Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM).

Terceira idade

Em agosto deste ano, os idosos do CRAS da Barra de Santo Antônio receberam a equipe de Educação Ambiental do IMA que ministrou uma oficina de sabão feito com óleo reciclado. Ainda este mês, a Gerência de Educação Ambiental do IMA, em parceria com representantes do centro de assistência social, receberá mais de 40 idosos para participarem de uma aula no barco-escola e de outras atividades do projeto ambiental.

Segundo Pedro Normande, gerente de educação ambiental do IMA, um dos principais objetivos do órgão é estimular pessoas da terceira idade à reflexão de suas práticas. “A mudança de paradigmas quanto às questões ambientais é importante para que as pessoas de terceira idade compreendam a relevância da educação ambiental.”