Crianças e idosos conhecem complexo lagunar a bordo do barco-escola do IMA

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O projeto apresenta as riquezas e os principais problemas das lagunas para grupos organizados

Clarice Maia

No barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da manhã desta terça-feira (03), um grupo com cerca de 30 pessoas conheceu as riquezas e os principais problemas do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). A maioria era de crianças, mas o projeto Navegando com o Meio Ambiente atende a diversos grupos organizados, como os idosos que participaram da aula no último dia 29.

Aproximadamente 45 idosos, atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Barra de Santo Antônio, além de aprender sobre o que é o CELMM, se divertiram em uma aula de campo diferente. A bordo do barco-escola, percorreram alguns canais que interligam as duas lagunas e o canal maior da laguna Mundaú.

O momento é a segunda parte de um trabalho iniciado em agosto deste ano, quando os idosos participaram de uma oficina de confecção de sabão produzido com óleo usado, organizado pela equipe da Gerência de Educação Ambiental do IMA.

Na aula desta terça-feira (03), as crianças, junto com os professores acompanhantes, eram da Escola Estadual Margarez Lacet. O próximo barco-escola está previsto para a quinta-feira (05), com estudantes da Escola Francisco Sebastião Soares Palmeira, do município de Roteiro.

A primeira parte da aula acontece na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, no mesmo local do embarque. Ali os grupos assistem às primeiras explicações sobre o CELMM e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita. Toda a atividade é acompanhada por técnicos de diferentes formações, como biologia e geografia.

O barco-escola atende estudantes, professores e pessoas ligadas a associações ou outros grupos organizados. As atividades acontecem toda semana e podem ser agendadas com a técnica Juliana Costa, no número 99623-4585.