Cultivar Água Cria Vida: IMA e Cria realizam formação em Centro de Educação Infantil de Pilar

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Aproximadamente 200 crianças são beneficiadas com as ações na instituição

Laura Nascimento (sob supervisão)

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) visitaram, na segunda-feira (11), a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Gilmar Gomes Ribeiro Santos, em Pilar. A visita teve como objetivo apresentar o projeto Cultivar Água Cria Vida, que visa oferecer um curso de formação em gestão da água aos profissionais das creches Cria, incentivando também a comunidade escolar a se envolver na implementação de práticas sustentáveis e na educação ambiental.

O projeto é uma iniativa do IMA em parceria com a Secretaria da Primeira Infância onde cerca de 200 crianças são beneficiadas pelas ações do projeto no CEI. As formações visam conhecer e analisar a oferta de água na instituição, aprofundar a reflexão sobre o ciclo da água nas escolas e residências da equipe educacional e seus usuários, promover hábitos de consumo mais sustentáveis e alinhar as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Ao todo 27 participantes, entre professoras, coordenadoras e outros funcionários do CEI, estiveram presentes no segundo momento formativo em Pilar, realizado após a assinatura de adesão ao projeto. As próximas etapas serão realizadas em colaboração com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O foco principal será a produção de óleos essenciais e sabão ecológico, com foco no ciclo da água e sua importância.

As práticas pedagógicas para serem desenvolvidas com as crianças e seus familiares foram compartilhadas durante o evento. Além disso, foram introduzidos conhecimentos sobre as propriedades farmacológicas das espécies que serão cultivadas na horta da creche, o melhor solo, o momento ideal para regar e como utilizar o chá no dia a dia. Entre as espécies plantadas estão boldo, babosa, manjericão, hortelã de folha grossa e hortelã de folha miúda.