Atividade educativa reforça a importância da análise da água e dá início a programação da semana
Dalét Vieira / Ascom IMA
Em comemoração à Semana da Água, um grupo de 22 estudantes da Escola Estadual Francisco Domingues, do município de Limoeiro de Anadia, visitou o laboratório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), localizado na sede do instituto, no Shopping Cidade, em Maceió.
O diretor da escola, Rafael Vieira, destacou a relevância da experiência para os estudantes, tendo em vista que a atividade complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula e contribui para a conscientização ambiental da comunidade.
“Essa visita tem um papel fundamental na formação dos nossos alunos. Eles não apenas ampliam seus conhecimentos sobre o meio ambiente, mas também levam essas informações para suas famílias e amigos em Limoeiro de Anadia. Um exemplo é o aprendizado sobre o descarte correto do óleo de cozinha e os impactos negativos causados pelo descarte irregular”, afirmou o diretor.
.jpeg)
Paulo Lira, gerente do Laboratório do IMA, ressaltou a importância dos estudantes compreenderem como são realizadas as análises físico-químicas e microbiológicas da água.
“Aqui, os alunos têm a oportunidade de ver de perto como essas análises são feitas e entender a relevância desse trabalho para a qualidade da água e a preservação dos nossos mananciais. Essa conscientização certamente trará impactos positivos, incentivando o uso mais consciente da água por parte deles”, explicou o gerente.
Para os estudantes, a visita foi uma oportunidade de aprendizado e inspiração. Vinícius Joaquim, um dos alunos participantes, destacou o impacto da experiência.
“Foi muito interessante conhecer como a análise da água é feita. Essa visita me fez refletir sobre o futuro e considerar diferentes possibilidades de carreira. Também aprendemos sobre balneabilidade e a importância da preservação dos recursos hídricos”, comentou o estudante.
Além do laboratório, os estudantes também conheceram outros setores do IMA, como a Gerência de Educação Ambiental e projetos sustentáveis, como a Fossa Jardim. Esse sistema inovador e de baixa emissão de carbono é uma alternativa às fossas sépticas convencionais, pois contribui para a proteção da qualidade da água e o fortalecimento dos sistemas agrícolas.
Os estudantes também demonstraram interesse pelo projeto Sabão Ecológico, que reutiliza óleo de cozinha para a produção de sabão. A iniciativa é fundamental para evitar a poluição da água, uma vez que apenas uma gota de óleo pode contaminar até 25 litros de água.
A visita ao IMA proporcionou aos estudantes uma vivência prática sobre temas ambientais e reforçou a conscientização e o compromisso com a preservação dos recursos naturais.