Estudos de sedimentos estão entre condicionantes para dragagem no Porto de Maceió

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As equipes da Universidade Federal Fluminense e do IMA se reuniram, nessa segunda-feira (18), para tratar do início dos estudos que condicionam a autorização

Clarice Maia

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) estiveram reunidos, na manhã dessa segunda-feira (18), com técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) para tratar dos próximos passos para viabilizar os estudos de dragagem da área do Porto de Maceió.

O oceanógrafo pesquisador da UFF, Estefan Monteiro da Fonseca, responsável pelo levantamento, disse que a demanda é para início imediato.

Segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, existe uma autorização emitida pelo órgão estadual, conforme o que é previsto na Lei estadual 6787/2006. “Para dragagem de aprofundamento do Porto de Maceió: canal de acesso, bacia de evolução e terminal de granel líquido”, explica.

Entretanto os estudos sedimentológicos da área a ser dragada é uma condicionante para início dos trabalhos, principalmente para identificação “se há ocorrência de contaminantes, com destaque para os metais pesados”, comentou o coordenador.

O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, disse que a perspectiva é que a dragagem seja iniciada em março, mas “para que isso aconteça os estudos são fundamentais. A última foi feita há mais de 10 anos e hoje existem barcos que não aportam em Maceió por causa do tamanho do calado”, comentou.