Formação amplia trabalho das equipes do Instituto do Meio Ambiente

Os instrutores do Ibama e do BPA destacam o novo momento do órgão estadual

Clarice Maia e Elayne Pontual

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) que participam da formação, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), ampliam conhecimento sobre legislação, monitoramento e fiscalização ambiental. As aulas tiveram início no dia 03, seguem até o dia 14 e devem servir para melhorar a qualidade de serviços oferecidos pelo órgão.

São 25 pessoas de diversos setores do órgão que se revezam no treinamento com as temáticas: direito e legislação ambiental, infrações contra o meio ambiente em fauna e flora, poluição, degradação, Unidades de Conservação, monitoramento, emergências ambientais, planejamento operacional de ações de fiscalização, instrução e julgamento de auto de infração.

Segundo Rivaldo Couto, um dos instrutores e fiscal do Ibama, as aulas são importantes “para a fiscalização ambiental em Alagoas, podemos realizar discussões sobre as atuações do IMA/AL, Ibama e BPA, objetivando a melhoria e excelência das atividades de fiscalização ambiental do nosso estado”.

O curso é exclusivo para os servidores do IMA que pertencem a setores, como Fiscalização, Licenciamento e Unidades de Conservação. Para Thiago Tavares, Gerente de Monitoramento da Diretoria de Fiscalização (Dimfi), o treinamento direciona o profissional a um processo de reciclagem e mudança de comportamento.

“Eu tinha pouco conhecimento na parte de legislação da pesca. Com as aulas aprendi, por exemplo, a como me portar em caso de pesca em época de defeso [período de paralisação da pesca que visa a preservação da espécie]”, explica Thiago.

Silvana Melo, secretária da Dimfi, que também está participando do treinamento, diz que os instrutores são qualificados e que as atividades são sempre muito produtivas. “Essa parceria é muito importante para o trabalho em conjunto dos órgãos ambientais.”

Segundo Jeilson Vieira, instrutor e policial do BPA há um “ótimo sentimento e satisfação em ver o nosso IMA/AL realizar diversas ações buscando uma grande melhoria dos serviços prestados, além de ver vários colegas, novos e antigos na labuta da fiscalização ambiental, extremante motivados”.