IMA comemora um milhão de árvores do AL+ Verde nesta quarta-feira (30)

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Marco acontece na APA do Catolé e Fernão Velho, Unidade de Conservação estadual responsável por 30% do abastecimento hídrico de Maceió 

Janderson Oliveira 

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) finaliza seu calendário de ações do Mês do Meio Ambiente 2021 nesta quarta-feira (30). O encerramento será de comemoração ao marco de 1 milhão de mudas plantadas através do programa Alagoas Mais Verde, com um plantio simbólico na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho, às 10h. O evento vai ser restrito ao público, em razão da pandemia de Covid-19. 

A espécie escolhida para o plantio simbólico da milionésima muda, a craibeira (Tabebuia aurea), é considerada símbolo de Alagoas. Ela pode crescer até 20 metros, exibindo uma grande copa de folhas verdes claras e muitas flores de cor amarelo-ouro, embelezando paisagens nos dois principais biomas do Estado, Caatinga e Mata Atlântica. 

O projeto Alagoas Mais Verde foi criado em 2015 pela Gerência de Educação Ambiental do IMA, com o objetivo de arborizar as cidades do Estado com espécies nativas e trabalhar a conscientização da população. 

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho será o local do evento. A Unidade de Conservação (UC) possui aproximadamente 3.778.000ha e abrange regiões dos municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Rio Largo. 

APA do Catolé e Fernão velho abrigará a craibeira que representa o marco de 1 milhão de mudas. Foto: Vanessa Lessa

Ela é classificada como uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, ou seja, há regiões que possuem ambientes preservados, assim como há regiões que apresentam ocupação humana. Dessa forma, tem como objetivo principal preservar os ambientes naturais, proteger a diversidade biológica desses locais, ordenar a ocupação e o uso do solo.

A APA do Catolé e Fernão Velho também guarda o açude/manancial Catolé-Cardoso, responsável por abastecer em torno de 30% da cidade de Maceió. Esse açude é resguardado pelo fragmento de vegetação conhecido como “Mata do Catolé”. 

O evento será promovido na manhã desta quarta-feira (30) com público restrito e respeitando os protocolos de distanciamento social controlado, em respeito a pandemia de Covid-19. Para acompanhar, siga as redes sociais do IMA. Instagram: https://www.instagram.com/ima.alagoas/, YouTube: https://bit.ly/IMAyoutube e Facebook: https://www.facebook.com/ima.alagoas/.