IMA convoca reunião para tratar das línguas sujas nas praias de Maceió

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Casal, Seminfra, Sempma e MPE foram chamados para definir as medidas a serem tomadas

Clarice Maia

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) convocou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Ministério Público Estadual (MPE), Secretarias Municipais de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de Infra-estrutura (Seminfra) para uma reunião, nesta sexta-feira (08), às 11h, na sede do órgão. A pauta é a identificação do problema que teria causado as manchas em praias urbanas de Maceió, após as chuvas que caíram no ultimo domingo.

O problema foi identificado em diversos pontos, principalmente no bairro da Jatiuca. Os técnicos do órgão estiveram na orla, na segunda-feira, para realizar o monitoramento e coletas. Entretanto, as manchas haviam se dissipado devido ao movimento natural da maré e dos ventos. Desde então, foram iniciadas as conversas com os representantes da Casal e da Sempma.

Na terça-feira, a equipe do laboratório do IMA esteve novamente percorrendo toda a costa do estado para realizar as coletas que são feitas semanalmente, em 60 diferentes pontos, para composição do relatório de balneabilidade das praias. O resultado será divulgado na sexta-feira.

O documento é produzido toda semana pelo órgão e indica as praias próprias ou impróprias para banho. A classificação é feita a partir do Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) em cada 100mL de água coletada, em um total de 80% de cinco coletas, conforme o que determina a resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Acima de 1000 NMP/100mL indica que a área está imprópria.