IMA divulga as praias próprias e impróprias para banho

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Os banhistas devem evitar as áreas próximas a fozes de rios e galerias de águas pluviais após fortes chuvas

Clarice Maia

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga hoje o relatório de balneabilidade das praias da costa alagoana. Entre os 60 trechos onde foram feitas as coletas, 28 não são indicados para banhistas e 32 estão considerados próprios para banho. As coletas foram feitas entre os dias 26 e 27, quando houve incidência de chuvas em todo o litoral.

No litoral norte, foram verificados 22 pontos e 09 deles estão impróprios para banho. No litoral sul, dos 18 trechos, três devem ser evitados pelos banhistas. Em Maceió foram analisadas amostras de 20 pontos e 16 deles também estão considerados impróprios.

A equipe do laboratório do IMA alerta para que os banhistas evitem as áreas de fozes de rios e de galerias de águas pluviais, durante 48 ou 72 horas após fortes chuvas. Devido as águas que lavam as ruas das cidades e que podem carrear diversos tipos de resíduos para o mar.

A classificação quanto a própria e imprópria para banho é determinada pela resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece como parâmetro o resultado das análises encontradas em 80% de cinco amostras consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.