IMA divulga condições das praias localizadas na costa alagoana

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O relatório apresenta os trechos considerados próprios e impróprios para banho

Clarice Maia

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga nesta sexta-feira (17) o relatório de balneabilidade de 61 trechos de praias em toda a costa de Alagoas. As amostras analisadas indicam que há 30 locais considerados impróprios e outros 31 classificados como próprios. A definição é feita com base no que recomenda a resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A equipe do laboratório de estudos ambientais realizou as coletas entre os dias 14 e 15, quando houve incidência de chuvas.

No litoral norte, desde a Paripueira e Maragogi, foram verificados 22 pontos e 11 deles estão impróprios para banho. Eles estão localizados em Paripueira, Rio Tatuamunha, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.O litoral sul tem registrado os melhores índices, dos 19 trechos onde foram coletadas amostras, apenas três devem ser evitados pelos banhistas: Atalaia – na Barra de São Miguel, Rio Niquim e Praia do Saco – em Marechal Deodoro.

Em Maceió foram analisadas amostras de 20 pontos e 16 deles também estão considerados impróprios. As quatro melhores praias estão localizadas na região norte, são elas: Guaxuma, Garça Torta, próximo a foz do rio Pratagy e Mirante.

A classificação quanto a própria e imprópria para banho é determinada pela resolução do Conama, que estabelece como parâmetro o resultado das análises encontradas em 80% de cinco amostras consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.