IMA intensifica ações do Alagoas Mais Verde em escolas de Paripueira e Maceió

Atividades promovem conscientização para a preservação dos biomas alagoanos

Por Maryana Vitória Dias*

O Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), por meio da Gerência de Educação Ambiental, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação, esteve, no último dia 17, na Escola Municipal Maria das Graças, em Paripueira, para apresentar as práticas do Programa Alagoas Mais Verde. O foco foi ressaltar a importância da preservação ambiental e promover o plantio de árvores utilizando o aplicativo que leva o mesmo nome do programa.

Já em Maceió, a equipe do IMA participou do Projeto Integrador, na Escola Estadual Moreira e Silva. Durante o evento, foram apresentadas atividades do Alagoas Mais Verde, destacando seu papel na conservação dos biomas alagoanos, que enfrentam impactos há muitos anos.

Ao final, foi feito um plantio simbólico envolvendo as espécies de farinha-seca (Peltophorum dubium), visgueiro (Parkia pendula), murici (Byrsonima crassifolia) e uma espécie recém-descoberta de araticum.

Wictor Thomas Santos destaca como é essencial plantar mudas nativas para ajudar na recuperação do bioma alagoano. “Plantando mudas nativas você os recupera e influencia diretamente nas recompensas ecossistêmicas que estes podem nos dar, como ar mais limpo, controle de animais indesejados, belezas cênicas, água de qualidade, entre outros benefícios”, explicou.

O Mudômetro, inaugurado em novembro deste ano, assinala o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas em todo o estado desde o lançamento do projeto, em 2015. Já em 2023, foram registrados 16 mil novos plantios de árvores.

Alagoas Mais Verde

O programa Alagoas Mais Verde leva arborização, reflorestamento, recomposição de matas ciliares aos municípios alagoanos, além da recuperação de áreas desmatadas, por meio do plantio de mudas de árvores nativas. As solicitações de plantio podem ser feitas por meio do envio de ofício pelo Portal Ambiental (IMA+). Comunidades, ONGs, prefeituras, associações e pessoas interessadas podem participar, visando a restauração de áreas de proteção permanente (APP), como nascentes e margens de cursos d’água.

É importante destacar que o projeto também aceita solicitações para áreas urbanas, por meio do Calçada Verde, lançado em setembro deste ano. O projeto tem o objetivo de transformar as calçadas em faixas de solo preenchidas com plantas nativas. Para isso, a população pode solicitar o plantio em sua calçada pelo WhatsApp ou pelo QR Code disponibilizado nas placas das grades das mudas já plantadas.

*Estagiária sob supervisão