IMA intima Prefeitura de Maceió por línguas sujas na Praia da Jatiúca

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

No local também foi constatado resíduos de obra provisória para contenção marinha

Nesta segunda-feira (05), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constatou uma mancha escura formada por fluidos advindos da rede pluvial na Praia da Jatiúca, em Maceió. Uma equipe de fiscalização do órgão se deslocou até o local e emitiu uma intimação para a Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra), que deve apresentar um relatório circunstanciado e quais medidas serão adotadas para conter as “línguas sujas” em até três dias.  

Além disso, a secretaria também recebeu um auto de infração no valor de 30 mil reais por descumprir a intimação feita em novembro, que determinava a retirada dos resíduos das big bags colapsadas, uma obra provisória para a contenção do avanço do mar. 

Resíduos de obra provisória também foram encontrados no local. Foto: IMA/AL

Segundo Ricardo César, coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, no relatório circunstanciado será apresentado o que ocorreu para haver esse escoamento e quais as providências para sanar o problema.

“Outro fato constatado pelos fiscais durante a visita a campo, foi a presença de detritos dos bigs bags que foram implantados para a contenção da erosão. É um tipo de obra provisória, e o IMA já havia notificado a prefeitura para que fizesse a retirada desses materiais, que podem afetar a biodiversidade costeira”, relata o coordenador. 

Ainda, o IMA alerta para que a população evite banhos de mar nos locais afetados pelas línguas sujas, pois esses contaminantes podem causar danos à saúde.