IMA lança guia de identificação das espécies mais traficadas da fauna silvestre

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O livro Tráfico de Fauna em Alagoas apresenta a lista dos animais mais comuns encontradas em ações de fiscalização e resgate

Clarice Maia

A equipe de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) lançou, na manhã dessa sexta-feira (12), o livro Tráfico de Fauna de Alagoas: Guia de identificação das espécies mais comuns em ações de fiscalização e resgate no Estado. O material é voltado, principalmente, para as equipes que realizam ações em campo.

Dessa forma, a publicação será prioritariamente distribuída entre as equipes do IMA, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo informações do Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, a organização do material foi possível com a disponibilização das informações reunidas, entre os anos de 2006 e 2016, dos animais que deram entrada no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama.

“Alagoas faz parte da rota do tráfico de animais silvestres como uma das principais regiões no Brasil de retirada de animais para venda no comércio ilegal”, conforme a redação do livro. O material diz ainda que cerca de cinco mil animais dão entrada, por ano, no CETAS.

A maioria deles é oriunda das ações realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). “Muitos chegam bastante debilitados, machucados ou estressados. Chegam animais com ferimentos de bala e chumbinho, com queimaduras e outros tipos de ferimentos, alguns vão a óbito a depender da gravidade”, comentou a veterinária Ana Cecília Pires.

O livro mostra ainda que “80% desses animais apreendidos no Estado são aves, 15% são répteis e 5% são mamíferos”. Além disso, esclarece os principais aspectos sobre a biologia e ecologia de cada espécie e serve de subsídio, principalmente, para os técnicos que realizam ações de campo.