IMA realiza fiscalização e monitoramento na Piscina do Amor

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

A equipe de Gerenciamento Costeiro deverá verificar a posição das boias de sinalização que já foram instaladas

Clarice Maia

A equipe de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza, nesta sexta-feira e sábado (17 e 18), uma fiscalização na Piscina do Amor, localizada na enseada da Pajuçara, em Maceió. A ação servirá para fazer o monitoramento das boias de sinalização que foram colocadas ao redor de quase toda a área, legalmente definida como zona de exclusão para diversos tipos de usos desde junho.

As boias foram produzidas artesanalmente pela equipe do Gerco, com materiais reaproveitados e a partir de um modelo utilizado em uma zona de exclusão existente em Pernambuco, sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). O trabalho de instalação delas foi iniciado no dia 01 de julho e, em três dias, foram colocadas mais de 30.

A sinalização foi intensificada nas laterais e na parte da frente da Piscina, onde era maior o acesso pelos usuários. Na parte de trás não foi possível dar continuidade ao trabalho, porque a água estava turva e as ondas muito altas. A área total possui 42 hectares.

A resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) que transformou a área em uma zona de exclusão foi publicada, em Diário Oficial, no dia 16 de junho. Desde então, ficam restritos a exploração, explotação e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações no recife denominado de Piscina do Amor.

As ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio de instituições de pesquisas conveniadas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.