NOTA – Situação do óleo nas praias de Alagoas

‘- Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA)
23/10/2019 – 10h30

– O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), se reuniu no início da noite da terça-feira (23), na Capitânia dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação no litoral alagoano e traçar novas estratégias de ação. Além dos representantes das entidades que compõem o grupo, participaram também representantes do Ministério Público e 59ª Infantaria Motorizada do Exército.

– O comandante do exército que participou da reunião, levou as demandas de Alagoas para o comando geral e informou que os soldados passarão a participar dos trabalhos de limpeza das praias a partir da quinta-feira (24).

– Nessa quarta-feira (23) o maior foco das ações é nos municípios de Japaratinga, Litoral Norte, e Piaçabuçu, Litoral Sul.

– Japaratinga – participam das ações de limpeza: 100 reeducandos, 20 brigadistas do ICMBio, Ibama, trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários da região.

– Piaçabuçu – os trabalhos estão sendo feitos por trabalhadores contratados pela prefeitura, voluntários e 30 pessoas da Marinha.

– Em todos os municípios continuam as ações de monitoramento pelos órgãos ambientais municipais.

– Em Jequiá da Praia não apareceram novas manchas de óleo, mas alguns peixes foram encontrados mortos na areia. Os animais não apresentam vestígios de óleo, há a possibilidade de terem sidos pegos em alguma rede de arrasto, mas a equipe do Ibama solicitou que fosse feito coleta de amostra para análise.

– O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, se reuniu com o governador Renan Filho, no início da manhã da quarta-feira (23), uma das pautas é a necessidade de ajuda para resolver o problema do óleo que tem aparecido na costa nordestina.

– O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de meio ambiente dos municípios atingidos, reforço da Defesa Social do Estado e apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).