Operação apreende mais de 80 pássaros e armas de fogo na região da Serra da Caiçara.

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

As multas referentes aos crimes de porte de arma, cativeiro de animais silvestres e desmate irregular totalizam cerca de R$ 330.000,00 

Juliana Cavalcanti e Mariana Catanduba

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) em conjunto com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas (BPA/PMAL) realizou a 2º edição da Operação Matrina Parum, que significa Caipora em Latim, teve o objetivo de monitorar e fiscalizar unidades de conservação públicas e o seus respectivos entornos.

A ação foi realizada na região da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Caiçara e nos municípios de Santana do Ipanema, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha e Canapi (que ficam no entorno da APA) dos dias 02 a 05 de agosto. 

Várias gaiolas e armadilhas também foram apreendidas. Foto: IMA

Animais foram resgatados (entre eles uma Jiboia) e mais de 80 espécimes de animais da fauna nativa foram apreendidos. Infrações que renderam aproximadamente R$47.000,00  mil em multa por cativeiro irregular de animais silvestres. Duas armas de fogo e uma de seta, que era utilizada para a caça irregular de pássaros, também foram recolhidos.

De acordo com Vanessa Lessa, Assessora Técnica Ambiental do IMA/AL, “após a apreensão, os animais são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) (…)  lá eles passam por triagem e tratamento para verificar se há condições de soltura na natureza.” Ela diz ainda que, para o retorno, é preciso constatar qual o bioma que o animal melhor se adequa, para então, a soltura ser feita.