Órgãos públicos realizam coleta seletiva de papel

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

O IMA incentiva servidores a participar de ações que contribuam com a preservação ambiental

Clarice Maia

A equipe da diretoria de desenvolvimento e pesquisa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) acaba de assinar um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para capacitação de funcionários e implantação de caixas para a coleta seletiva de papéis. O termo já foi celebrado com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com a vice-governadoria.

A ideia é levar para órgãos públicos ações que contribuam com a diminuição dos impactos ao meio ambiente. No extrato do acordo assinado com a Seduc, publicado em diário oficial, indica a “prestação mútua de assessoria técnica visando educar servidores para a necessidade da adoção de atitudes ambientalmente corretas e com responsabilidade social”.

Segundo informações de Pedro Normande, diretor de desenvolvimento e pesquisa do IMA, com a Seinfra foi assinado um documento semelhante e nos próximos 15 dias devem “ser iniciadas as atividades de capacitação dos servidores de diversos setores, inclusive dos serviços gerais”. Ele disse ainda que “no início a equipe do IMA deverá recolher os papeis que poderão ser reutilizados, mas depois o ideal é que os próprios funcionários façam isso”.

Na Infraestrutura os materiais recicláveis já possuem direcionamento, por isso serão recolhidos apenas os papéis que podem ser reaproveitados em bloquinhos de rascunhos ou outros objetos.

O primeiro local a assinar o acordo foi a sede da vice-governadoria. O projeto é realizado pelo IMA que, desde abril, conta com caixas de coleta em sua própria sede, como parte do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no órgão para atender a recomendação do art. 9 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que trata da não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final, ambientalmente adequada, dos rejeitos.