Técnicos do IMA realizam palestra para funcionários que trabalham na revitalização do antigo Alagoinhas

Compartilhe:

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp

Treinamento visa orientar equipe sobre os cuidados ambientais necessários durante a condução da obra

Texto: Andressa Alves, Elayne Pontual e Marina Ferro
Fotos: Elayne Pontual/Ascom IMA

Uma equipe de biólogos do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) esteve, na manhã desta segunda-feira (13), na obra do Marco Referencial de Maceió, localizada na praia de Ponta Verde. A finalidade da visita é conscientizar os operários envolvidos na construção do novo espaço sobre os cuidados ambientais que devem ser tomados durante a condução do projeto.

A obra, que irá substituir o antigo Alagoas Iate Clube, mais conhecido como Alagoinhas, tem licença ambiental concedida pelo IMA e a palestra foi uma das condicionantes para o licenciamento. “O objetivo dessa conversa com os trabalhadores é orientá-los sobre como se comportar em um ambiente recifal”, disse Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do Instituto.

De acordo com o coordenador, além da palestra, os técnicos do órgão ambiental irão monitorar o andamento da obra. “Qualquer questionamento por parte da equipe, os biólogos do IMA estão à disposição para orientar a como proceder”, afirmou.

Na ocasião, Juliano Fritscher, biólogo consultor do IMA responsável pela condução da palestra, explicou a fragilidade dos organismos marinhos que habitam o entorno da estrutura. “Levamos os funcionários até a parte sombreada da obra, onde é possível encontrar em maior quantidade espécies de esponjas e crustáceos. Fomos também um pouco mais além da obra, na parte dos recifes de coral, para que eles pudessem entender a função do recife naquele ambiente”, explicou o biólogo.

IMG_6247

Espécie de esponja encontrada na parte sombreada da estrutura

Além da equipe do IMA e dos funcionários da construtora responsável pela obra, participaram do encontro a secretária de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Aparecida Machado, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Helder Lima.

Estrutura

Os pilares que sustentam a estrutura já começaram a ser recuperados e os cuidados com a natureza, redobrados. “A visita do IMA é de extrema importância para que a obra siga de forma que os danos à vida marinha sejam mínimos. Estamos atentos a isso, fazendo constantes visitas técnicas”, esclareceu a secretária da Seinfra, Aparecida Machado.

A primeira etapa da obra consiste na demolição da parte superior do antigo Alagoinhas e na recuperação dos pilares, vigas e laje e troca de toda ferragem. “A demolição dos pilares despejaria muitos resíduos e afetaria significativamente os recifes de corais. Por isso, optamos por restaurar a estrutura atual”, explicou o superintendente de Projetos Especiais da Seinfra, Teógenes Café.

Turismo

Pensado como um local de contemplação e convivência, reunindo cultura, culinária e arte, o Marco Referencial será administrado pela Sedetur, e funcionará como mais um espaço com forte potencial turístico na capital.

A primeira etapa da obra inclui sete quiosques de alimentação, concha acústica com palco para apresentações, dois mirantes e espaço cultural climatizado.

“É realmente prazeroso ver as coisas saírem do papel. O novo Alagoinhas já está se tornando uma realidade, as obras estão em andamento e até o final do ano, tal qual está previsto no contrato, todo o Alagoinhas estará pronto e disponível para a população alagoana. O intuito da Sedetur é fazer com que este espaço seja um grande local para convívio das famílias alagoanas e dos turistas, com mirantes, cultura, gastronomia e arte, sendo um grande espaço para que a população possa usufruir desse ponto histórico da nossa capital”, afirmou, durante visita à obra, o secretário da pasta, Helder Lima.