Entrega de Animais Silvestres de estimação ou resgatados

Animais silvestres adquiridos de forma ilegal ou resgatados pela população podem ser entregues espontaneamente no CETAS/IBAMA. A entrega voluntária isenta o indivíduo das sanções previstas na legislação.

A soltura de animais silvestres (com ou sem origem legal) pela população não é permitida em hipótese alguma. Estes também devem ser entregues ao CETAS/IBAMA. Animais silvestres que viveram parte de sua vida em cativeiro não possuem habilidades para sobreviver sozinhos na natureza, podendo não conseguir se alimentar ou serem predados por outros animais.

Animais exóticos também não podem ser soltos pelo fato de não fazerem parte da fauna da região.  Além disso, animais de cativeiro podem ser portadores de doenças que oferecem riscos para as espécies da fauna local.

Se o animal silvestre que você mantém possui origem legal, isto é, foi adquirido de um criador comercial ou estabelecimento comercial devidamente autorizado, você pode devolvê-lo ao criadouro de origem, ou doar o animal a um terceiro, por meio de um termo de transferência

 

[separator headline=”h3″ title=”CETAS/IBAMA”]

Av. Fernandes Lima, 4023, Farol – Maceió/AL
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Telefones IBAMA/AL: (82) 2122-8300 / 2122-8301 / 2122-8302

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *